Regras para cartões serão discutidas por parlamentares na quarta

0

A Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista da Câmara e do Senado realiza, na quarta-feira, 22, debate sobre a regulamentação do uso e da administração dos cartões de crédito. Uma das questões a serem discutidas é se a estrutura – concentrada – dessa indústria reduz a competição e a eficiência do setor.
O presidente da frente parlamentar, deputado federal Paulo Bornhausen (DEM-SC), destacou que um recente estudo do Banco Central sobre a indústria de cartões de crédito será o ponto de partida de boa parte das discussões. Entre os problemas apontados pela pesquisa está o de que os lojistas são obrigados a utilizar diferentes equipamentos de pontos-de-venda (PoS, na sigla em inglês) para cada bandeira, ao contrário do que ocorre em outros países – nos quais há compartilhamento de equipamentos.
Outro problema, segundo Bornhausen, é que "o custo dos cartões de crédito e débito [com a sua administração, por exemplo] é imposto aos lojistas e acaba sendo repassado aos consumidores". "Essa é uma distorção que precisa ser corrigida, especialmente neste momento de crise econômica sem precedentes", afirmou o deputado.
Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF), vice-presidente da frente parlamentar, aproveitará a ocasião para defender a concessão de descontos nas compras à vista pagas com dinheiro ou cheque, para diferenciá-las daquelas feitas com o cartão de crédito. Santana apresentou essa sugestão sob a forma de um projeto de lei que foi aprovado no Senado, mas acabou arquivado na Câmara dos Deputados. O evento será realizado no Senado, a partir das 13h30, no Auditório Petrônio Portela. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.