Brasil é o país que mais censura web, diz Google

0

Depois de declarar que é censurado em 25 dos cem países em que atua e provocado pela mídia internacional especializada a divulgar quais seriam os governos, o Google divulgou nesta terça-feira, 20, um gráfico o qual indica que o Brasil é o campeão de solicitações de divulgação e remoção de informações de seus usuários.
Segundo o site de buscas, o país fez, entre 1º de julho e 31 de dezembro do ano passado, 3.663 pedidos de divulgação de informações sobre usuários e 291 requisições de remoção, seguido pela Alemanha, com pedidos de 188 remoções, e pelos Estados Unidos, com 3.580 solicitações de informações de usuários.
A China, no entanto, onde se especula que a censura imposta por órgãos oficiais à web seja a mais severa, não informa os pedidos de divulgação e retirada de informações do ar. Segundo o Google, o país considera o assunto como "segredo de Estado", por isso não pode atender ao pedido do site de buscas.
O Google declarou em seu blog oficial que reconhece que os números não refletem com perfeição a realidade e que ainda não obteve a autorização para divulgar os pedidos feitos pelos órgãos de justiça dos países, mas acredita que a ferramenta de mapeamento da censura servirá como uma forma de combate à prática. Com o serviço, o Google quer ser "o mais transparente possível" em relação ao assunto e fornecer informações atualizadas aos usuários sobre a situação da liberdade de expressão em seus países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.