Em cinco anos, 18,8% dos livros didáticos nos Estados Unidos serão digitais, um crescimento expressivo, principalmente quando comparado ao 1% esperado para este ano. De acordo com estudo da consultoria Xplana, isso significa que, até 2014, a receita das editoras com livros digitais, ou e-books, como também são chamados, aumentará em US$ 1 bilhão e provavelmente mudará a forma como os livros tradicionais serão editados pela próxima década no país.
O levantamento ainda prevê que a participação dos livros digitais no mercado editorial didático norte-americano chegue a 0,5% e apresente crescimento superior a 100% durante o período analisado. Depois disso, entre 2015 e 2019, a Xplana acredita que a participação dos e-books educacionais crescerá cerca de 50% ao ano.
A consultoria prevê que os principais fatores para o crescimento exponencial do mercado de livros didáticos eletrônicos serão a facilidade com que as pessoas se conectarão à internet, o preço dos leitores eletrônicos e o costume dos consumidores ao acesso à informação digital.
A pesquisa ainda prevê que os livros eletrônicos para educação também deverão abrir caminho para que novas editoras de menor porte possam atuar no mercado e fazer frente às gigantes do setor.
- E-books