Atingir receita da ordem R$ 10 milhões em 2010 é meta da Mandic, empresa que está completando 20 anos de atuação no mercado brasileiro, reunindo uma equipe de cem funcionários, atendendo cerca de 1,5 mil clientes e com faturamento de R$ 7,5 milhões no ano passado.
Aleksandar Mandic, fundador da empresa, foi um dos precursores da internet no Brasil ao criar em no início dos anos 90 um sistema no qual pessoas de diferentes localidades podiam trocar informações via modem: o BBS (Bulletin Board System).
"Em 1990, eu tinha uma linha telefônica, que na época custava em torno de quatro mil dólares, um micro 286 e minha vontade de mostrar essa nova tecnologia às pessoas. Juntei tudo e comecei meu novo negócio", conta o executivo.
Segundo ele, a novidade caiu no gosto dos usuários e ele resolveu ampliar o negócio. Em 1995 já eram 95 linhas telefônicas em seu apartamento e 10 mil usuários disputando a conexão. No mesmo ano, foi liberado o uso comercial da internet no Brasil, o que fez seus clientes saltarem para 40 mil em apenas quatro meses. Começava o fenômeno da internet no Brasil, que continua até os dias atuais.
Com o aumento significativo na demanda eram necessários mais investimentos. Foi quando um banco, o GP Investimentos, propôs injetar dinheiro na Mandic, considerando a tecnologia promissora. Em 1999, a empresa possuía 130 mil usuários. Naquela época, Aleksandar aceitou uma proposta comercial de uma companhia argentina, O Site, do grupo Impsat (hoje Global Crossing), e vendeu a tecnologia e o know-how da empresa, ficando apenas com a marca que leva seu nome.
Apenas um mês e meio após a venda, fundou o provedor iG, com uma proposta inovadora na época, a internet gratuita. O portal contabilizou 30 mil usuários no primeiro dia de lançamento e 500 mil em um mês.
Em 2002, ele criou a Mandic:mail que oferece diversos serviços para a área corporativa, com soluções com forte apelo de segurança, como e-mail criptogrado, diretórios de armazenamento de mensagens e armazenamento de 2 GB por conta de caixa postal.
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