O número de notificações de incidentes de segurança na internet no Brasil superou 28 mil no primeiro trimestre, o que representa uma redução de 87% na comparação com o mesmo período de 2009 e de 8% ante o último trimestre do ano passado, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
O levantamento mostra que as notificações de ataques a servidores web cresceram 13% em relação ao trimestre anterior e 42% em relação ao mesmo período de 2009. Já os informes de tentativas de fraude foram superiores a 8 mil no primeiro trimestre, uma queda de 6% ante o quarto trimestre do ano passado e de 95% em relação a igual período de 2009.
De acordo com o relatório, o maior responsável pelo declínio dos incidentes na comparação anual foi a redução das notificações de eventuais quebras de direitos autorais, através de distribuição de material em redes ponto a ponto (P2P).
Entre janeiro e março, o número de notificações de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing tradicional) teve avanço de 61% frente o mesmo período de 2009, alta que foi de 619% na comparação com o quarto trimestre.
A amostra revela ainda que relatos sobre cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, foram 12% maiores em relação ao mesmo período de 2009, enquanto que as notificações referentes a varreduras recuaram cerca de 10% na mesma base de comparação.
Além disso, as notificações de atividades relacionadas com a propagação de worms totalizaram quase 6 mil nos primeiros três meses do ao, aumento de 29% em relação ao quarto trimestre de 2009 e recuo de 81% sobre o mesmo período de 2009.
O dados foram colhidos de relatos enviados espontaneamente por administradores e usuários de redes no primeiro trimestre deste ano.
- Cibercrimes