Governo reestrutura Minicom para acomodar programas de inclusão digital

0

A partir desta quarta-feira, 20, o Ministério das Comunicações será o principal responsável pelos planos de inclusão digital do governo federal. A pasta agora conta com uma Secretaria de Inclusão Digital e com um Departamento de Banda Larga, que ficará submetido à Secretaria de Telecomunicações (STE).
Segundo informações publicadas no Diário Oficial desta quarta, a Secretaria e Inclusão Digital é a nova responsável por coordenar todos os programas do governo para a área, como os Telecentros e o Territórios Comunitários, e integrá-los ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
A Secretaria é formada por dois departamentos, o de Articulação e Formação, responsável por planejar, coordenar e orientar todos os programas ligados à inclusão digital, e o de Infraestrutura de Inclusão Digital, que cuidará de toda a parte de rede digital e física, bens de informática e por propor cooperação técnica e financeira a parceiros institucionais.
Ela também abrange parte da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, e outros dois setores do Minicom agora extintos, o Departamento de Serviços de Inclusão Digital (Desid), que era do STE, e a Coordenação-Geral de Projetos Especiais (CGPE). A secretária de Inclusão Digital do Minicom será Lygia Puppato, que deve ser nomeada na semana que vem.
Com o fim da Desid, toda a coordenação do PNBL ficará a cargo do novo Departamento de Banda Larga, sob o comando de Nelson Fujimoto, o secretário de Telecomunicações do Minicom.
Outras mudanças
Além da reestruturação para acomodar o PNBL no Minicom, foi criada a Coordenação-Geral de Radiodifusão Comunitária, que integra o Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica, que, por sua vez, estará submetido à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica.
O Ministério ainda passou por outras pequenas mudanças: a Subsecretaria de Serviços Postais agora se chama Subsecretaria de Serviços Postais e Governança de Empresas Vinculadas, e a Coordenação-Geral de Projetos Especiais foi extinta, com todas as suas funções agora exercidas pela Secretaria de Inclusão Digital.
No Gabinete do Ministro, foram criados a Assessoria Internacional e o Cerimonial, que, segundo o Minicom, já funcionavam "há algum tempo, mas não existiam formalmente".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.