A Câmara Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira, 19, que vai iniciar investigação contra a rede de livrarias Barnes & Noble e as fabricantes Foxconn e Inventec. O órgão antitruste vai apurar acusação feita pela Microsoft de que a versão do Android que equipa o Nook, leitor eletrônico que leva a marca da cadeia de lojas e é fabricado pelas duas companhias em regime de terceirização, viola cinco de suas patentes.
De acordo com o documento enviado à ITC em março pela fabricante de software, o sistema operacional do Nook infringe tecnologias de troca de telas, interface gráfica com o usuário com a tela sensível ao toque (touch screen), navegador de internet e interação com documentos e livros eletrônicos (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
No comunicado, a ITC afirma que, além dos software que equipam o Nook, também vai investigar os componentes eletrônicos usados na fabricação do aparelho e a linha de montagem. A entidade diz ainda não poder emitir nenhum parecer sobre o caso ou antecipar qualquer decisão.
De acordo com anúncio de ontem, a ITC vai designar um de seus seis juízes de direito administrativo para acompanhar o caso e caberá a ele agendar audiências com as empresas envolvidas. A investigação vai durar 45 dias, que passam a ser contados a partir de seu início formal.
- Patentes