Cerca de quatro meses após desembarcar no Brasil, a Amazon Web Services anunciou a criação da loja online AWS Marketplace, que oferecerá aplicativos comerciais, software de tecnologia e negócios gratuitos, incluindo software de infraestrutura – base de dados e servidores de aplicações, ferramentas para desenvolvedores e aplicações de negócios de marcas conhecidas como 10gen, CA, Canonical, Couchbase, Check Point Software, IBM, Microsoft, SAP e Zend, assim como soluções de código aberto, como o MediaWiki, WordPress e Drupal, entre outros.
Em comunicado, a empresa disse que o conceito da AWS Marketplace é trazer mesma experiência de facilidade, confiança e segurança que os consumidores têm ao usarem o site Amazon.com, tornando mais fáceis os processos de busca e compra de software na plataforma da AWS.
A loja está sendo lançada com 15 categorias de produtos distribuídas em três grupos: infraestrutura de software (desenvolvimento de aplicações, stacks de aplicações, servidores de aplicação, bancos de dados e caching, infraestrutura de rede, sistemas operacionais e segurança), ferramentas de desenvolvimento -(ferramentas de issue & bug tracking, monitoração, controle de versões e testes) e software de negócio (business intelligence, colaboração, gestão de conteúdo, CRM, e-commerce, high performance computing, mídia, gestão de projetos, storage e backup).