Souza Cruz implanta ferramenta de gerenciamento de projetos

0

A Souza Cruz está adotando a ferramenta EPM – Enterprise Project Manager da Microsoft  com o objetivo de aumentar a produtividade e elevar a eficiência no gerenciamento de projetos de seus colaboradores, além de ampliar a capacidade de participação e decisão de seus executivos.

A solução, implantada pela Oplen, que permite administrar e cobrir todas as etapas da gestão de projetos e portfólios, durante todo o seu ciclo de vida.  Além da solução, a consultoria  oferece um pacote de serviços complementares, como a customização e treinamentos independente do grau de maturidade de empresa. A implantação intensificou a visibilidade dos trabalhos, a assertividade e o processo de tomada de decisão por parte dos gestores.

"Com o avanço rápido da tecnologia, buscávamos uma evolução para nosso ambiente por meio de uma plataforma que fosse capaz de dar visibilidade e gerenciar os projetos e portfólios de maneira plena, que otimizasse o tempo e ampliasse a gestão dos nossos executivos", afirma Matheus Ferreira, gestor de TI da Souza Cruz. "O EPM customizado pela Oplen foi escolhido por ser uma solução completa, capaz de atender as necessidades de cada área e gerenciar efetivamente as fases dos projetos", destaca.

De acordo com Éderson Frozi, diretor de Operações da Oplen, os principais diferenciais da empresa no mercado de desenvolvimento de softwares são a precisão, agilidade e alta capacitação, atuando com processos menos burocráticos.  "Além disso, mantemos uma proximidade estreita com o cliente em todas as etapas do trabalho e isso nos permite acompanhar de perto a evolução do projeto e garantir sua excelência", diz.

Toda implantação foi gerida por um time da Oplen e entregue para cerca de 15 gerentes de projeto da Souza Cruz. Como a empresa lida com aproximadamente 400 planos de desenvolvimento de produtos por ano (geridos de maneiras diferentes – alguns gerentes usavam Excel e outros nenhuma ferramenta para controle), estava mais vulnerável a situações de atrasos, sem deixar visíveis os motivos. Outros fatores decisivos estavam relacionados à alocação e controle de equipes e à visibilidade que a ferramenta proporciona. Esses motivos foram decisivos para a Souza Cruz adotar a solução.

Atualmente a solução é usada por cinco áreas, Packaging, Pos-Development, Services, NPI e Compliance, e a próxima que deverá adotar o EPM é Planning. "Nós iniciamos a implantação com o desenvolvimento de templates customizados para cada uma das áreas, para padronizar os serviços e facilitar o monitoramento dos gestores. Dessa forma, a ferramenta ajuda no fluxo padrão de trabalho e o gestor pode se focar apenas no seu projeto, otimizando seu tempo", diz Frozi. "A customização do template é uma forma de trabalhar com uma tecnologia flexível que pode ser ajustada sempre que necessário", enfatiza.

"Apesar de toda experiência técnica colocada na customização das soluções, um dos nossos maiores desafios foi a quebra de cultura com a inserção da nova ferramenta e o planejamento para esta adoção. Em nossa avaliação, identificamos a necessidade de estarmos sempre próximos ao cliente. Fizemos um treinamento para os gestores, e em seguida treinamentos customizados para a equipe de cada área, identificando as necessidades de todos os grupos já com seus respectivos templates. Isso deixou a transição mais suave, as equipes compreenderam os detalhes, o que aumentou a produtividade de modo geral", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.