A RGIS-Retail Grocery Inventory Services, fornecedora de serviços terceirizados de inventário para a indústria e o varejo, vai investir US$ 12 milhões na operação brasileira até 2009, segundo Jorge Schmidt, presidente da companhia para a América Latina. ?O Brasil representa aproximadamente 5% da operação mundial com uma participação crescente. É o país mais importante da região na América Latina?, detalha.
Schmidt conta que a RGIS investiu aproximadamente US$ 70 milhões nos últimos dois anos em uma mudança radical de tecnologia. ?Direcionamos nossos investimentos em sistemas de radiofreqüência (RF), a excelência em hardware para serviços de inventários. A idéia é prover mais recursos e aumentar a confiabilidade das análises e das tomadas de decisão de nossos clientes?, afirma.
O inventário é um serviço novo no mercado brasileiro, se comparado aos EUA e Europa. "Por ser um país muito extenso e com alguns gargalos logísticos, o Brasil ainda opera com taxas comparativamente altas em termos de perdas", diz Schmidt. Segundo ele, apesar dos entraves, o desafio de controlar e reduzir as perdas no varejo é uma grande oportunidade de a empresa crescer no país.
O foco da empresa no mercado brasileiro é a prevenção de perdas em controle de inventário, gestão de estoques e outros fatores que afetam o desempenho do varejo, como faturamento de lucro por metro quadrado e melhor utilização de espaço. ?Por termos colaboradores e infra-estrutura, oferecemos nossos serviços em qualquer região do Brasil, garantindo melhoria da rentabilidade e do aproveitamento dos recursos relacionados ao marketing?.
A RGIS brasileira, que tem na carteira clientes como Wal-Mart, Carrefour, Pão de Açúcar, Vale, Unilever, B2W, Walt Disney, Siemens, também pretende operar com redes menores ou mesmo pequenas empresas, com duas ou três lojas. Schmidt garante que essas empresas receberão o mesmo tipo de serviço e tecnologia que são fornecidos às grandes cadeias.