O número de empresas que têm rede sem fio no Brasil cresceu de 17% em 2006 para 28% no ano passado, ao passo que o percentual daquelas que têm rede com fio diminuiu de 87% para 77%, no mesmo período, segundo a 3ª Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil – TIC Empresas, divulgada nesta terça-feira (20/5) pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O estudo realizado com 2,3 mil empresas brasileiras, nos meses de outubro e novembro de 2007, mostra que 64% delas utilizam modem digital via linha telefônica xDSL, seguidas do acesso por modem via cabo (18%) e a conexão via rádio (15%). O acesso discado, conexão dial up, abrange apenas 8% das empresas.
"Os dados apontam uma evolução no uso de tecnologias mais sofisticadas como redes locais sem fio e sistemas de gestão como ERP, e no uso de ferramentas de governo eletrônico e de comércio eletrônico", explica Mariana Balboni, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br). "Consolidada a fase de adoção inicial, o 'estar na web', surge agora o momento de aproveitar o potencial das ferramentas online para otimizar os processo de gestão e da cadeia de valor", diz ela.
Entre as empresas que acessam a internet, 44% têm redes com velocidade de download entre 301 Kbps e 2 Mbps, e 26% com velocidade de até 300 Kbps. Somente 4% das empresas possuem conexão acima de 2 Mbps, e 26% não souberam responder qual a velocidade. As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maiores percentuais de empresas com velocidades mais baixas de download: 33% e 35%, respectivamente, têm redes com velocidades de até 300 Kbps.
Outro dado que chama atenção na pesquisa é o fato de 89% das empresas utilizar algum serviço de governo eletrônico, percentual que é quase universal (97%) entre as empresas que têm a partir de 250 funcionários. Os serviços mais utilizados são: consulta ao FGTS (64%), consulta ao cadastro de inscrições estaduais (62%) e o envio da declaração de IR (61%).
Com relação à segurança na rede, menos da metade (40%) dos entrevistados disse possuir uma política de segurança ou de uso aceitável de recursos de TI ou comunicação. Por região, o Sudeste e o Sul possuem os maiores percentuais de empresas com programas de treinamento em segurança da informação para os funcionários: 27% e 26%, respectivamente. A menor taxa (19%) está no Nordeste.
As empresas utilizam cada vez mais a internet para fazer compras. Em 2006, eram 52%. Em 2007, 64%. Quanto maior o porte, maior o percentual de empresas que realiza pedidos on-line, seja via e-mail ou via formulário. Entre as que têm de 10 a 49 funcionários, 62% já realizaram algum pedido; entre as que têm de 50 a 249 funcionários, 69%; e entre as que têm a partir de 250 funcionários, 78%.