Numa tentativa de competir com o Google no mercado de buscas na web, a Microsoft lança na próxima semana uma versão atualizada de sua ferramenta de buscas na internet, de acordo com o The Wall Street Journal. Segundo fontes ouvidas pelo jornal americano, que não quiseram se identificar, a gigante de software vai anunciar o novo produto durante a conferência de tecnologia All Things Digital.
A nova ferramenta, apelidada de Kumo, está em fase de testes há alguns meses e vem sendo desenvolvida para organizar melhor os resultados das buscas, diminuindo o tempo gasto pelos usuários em cada pesquisa. Para isso, ela vai separar os resultados em categorias específicas, em vez de listá-las por ordem de audiência.
Outro concorrente no segmento de buscas, o Yahoo anunciou que pretende melhorar sua posição no mercado colocando diretamente informações na página de resultados ao lado dos sites que as contêm.
O mercado de buscas pela web continua sendo liderado pelo Google, que detém 64,2% do total de buscas, de acordo com estudo divulgado na segunda-feira, 18, pela consultoria americana comScore. A gigante de internet viu sua participação de mercado crescer 0,5% na comparação de abril com março.
Já a Microsoft e o Yahoo registraram declínio de 0,1% em suas quotas de mercado, as quais caíram para 20,4% e 8,2%, respectivamente.
O Wall Street Journal avalia que a constante liderança do Google é a principal razão para a Microsoft e o Yahoo continuarem buscando uma parceria. Apesar de a empresa de Bill Gates ter retirado a oferta de US$ 45 bilhões pela empresa de buscas, fontes próximas às empresas, garantem que as duas estão em constantes negociações para um acordo de vendas de ações em troca de serviços.
- Nova investida