A Microsoft impetrou na quarta-feira, 19, dois processos por fraude em sua ferramenta de publicidade digital. De acordo com a fabricante de software, uma investigação técnica da ferramenta descobriu duas tentativas de fraudar os números de cliques em anúncios, uma de um portal de conteúdo, cujo nome foi mantido em sigilo, e a outra de autoria desconhecida.
Segundo comunicado da empresa, a prática, apelidada de lavagem de cliques, consiste na criação de um programa de computador, ou de uma série de números de acesso à internet falsa, para clicar em anúncios e fazer com que os anunciantes paguem mais pelas peças publicitárias. A ferramenta da Microsoft cobra os anunciantes de acordo com o número de cliques nos anúncios.
De acordo com a Microsoft, essa forma de fraude na publicidade on-line chama atenção para uma prática antes considerada impossível. De acordo com o vice-presidente sênior da empresa, Brad Smith, a descoberta de um dos fraudadores foi importante para manter a credibilidade da propaganda na web e mostrar que os criminosos virtuais têm acesso à tecnologias de ponta e muitas vezes estão alguns passos à frente da maioria das ferramentas de segurança virtual.
- Investigação