Fabricante de software processa Google, Amazon e Microsoft

0

Uma pequena fabricante de software de mecanismos de buscas está incomodando gigantes da web nos Estados Unidos. Recentemente, a Masterobjects entrou com ações contra Google e Amazon por violação de uma patente relacionada a resultados de buscas. Na quinta-feira, 19, a companhia também decidiu mover um processo contra a Microsoft, por causa da mesma patente.
A patente em questão é responsável pela exibição de resultados de buscas antes mesmo de o usuário terminar de escrever o termo que quer pesquisar – mecanismo chamado de buscas instantânea. A tecnologia é mais usada por sites de vendas, mas, segundo a Masterobjects, o Google e a Microsoft, por meio do Bing, também a usam para melhorar seus serviços.
De acordo com os processos, a tecnologia foi patenteada em agosto de 2001 pela Masterobjects e desde 2004 vem sendo usada pelas empresas acusadas sem autorização nem pagamento de royalties. A primeira a ser processada, em março, foi a Amazon, que usava a ferramenta para sugerir resultados. Um dia depois veio o Google, por causa do Google Suggest (serviço semelhante ao da companhia de e-commerce) e, dois meses depois, a Microsoft.
No documento publicado ontem pela Masterobjects, a Miscrosoft usa a tecnologia em questão desde 2006 num serviço chamado Suggestions. No entanto, a impetrante afirma que a violação dessa patente se estendeu ao Bing e deve se ampliar ainda mais com o lançamento de uma versão em HTML 5 da ferramenta de buscas.
A Masterobjects não informou se já detectou outras violações de sua patente. As empresas envolvidas no caso não quiseram fizer nenhum comentário sobre a disputa. Com informações do TechCrunch.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.