O Yahoo confirmou rumores divulgados na semana passada sobre o interesse de adquirir a rede de blogs Tumblr ao divulgar um comunicado sobre a oferta de compra da empresa. O valor do negócio é de aproximadamente US$ 1,1 bilhão, cuja maior parte o site planeja pagar com dinheiro disponível em caixa. Não foi revelado, contudo, de que fontes virão o restante dos recursos ou detalhes da composição do valor.
O Tumblr será operado independentemente e David Karp permanecerá como CEO da companhia, segundo o comunicado. Além disso, a autonomia garantirá ao produto, serviço e marca serem desenvolvidos separadamente do Yahoo. Na nota, a companhia ressalta que o acordo de compra representa oportunidade para ambas as empresas, pois ao mesmo tempo em que o Yahoo oferecerá suas tecnologias de personalização de conteúdo e infraestrutura de buscas, o Tumblr colocará mais de 50 bilhões de publicações na data base de mídia e buscas da companhia.
"O Tumblr está redefinindo a expressão criativa online. Em muitos níveis, Tumblr e o Yahoo não poderiam ser mais diferentes, mas, ao mesmo tempo, eles não poderiam ser mais complementares", justificou a CEO do Yahoo, Marissa Mayer. "O Yahoo é a rede de mídia mais original da internet. O Tumblr é o produto de mídia que cresce mais rápido na web. Ambas as empresas são a casa de marcas – estabelecidas e emergentes. E, fundamentalmente, Tumblr e Yahoo são sobre usuários, design e o processo de encontrar inspiração em meio a rotina de todo dia", completou. Em uma publicação em sua própria conta no Tumblr, a executiva adicionou ainda que a fusão pode aumentar a audiência do Yahoo em 50% para mais de um bilhão de visitantes mensais e também elevar o tráfego do Tumblr em aproximadamente 20%.
A transação está sujeita a aprovações de praxe e a previsão é que seja concluída no segundo semestre.