Old first: conceito pode ser fator importante para satisfação do cliente

0

A experiência do usuário tem se mostrado um grande desafio para muitas empresas, segundo um levantamento realizado pela zenvia, 27% dos entrevistados informaram que as reclamações mais comuns estão ligadas a dificuldade do consumidor em utilizar e adotar o produto.

Nessa linha, o old first torna-se primordial, principalmente quando nos referimos às instituições financeiras. O conceito propõe priorizar o desenvolvimento de apps que se adaptem aos diversos sistemas para funcionar de maneira efetiva nos aparelhos antigos e novos. Com isso, os usuários que possuem modelos antigos de celulares podem acessar seus aplicativos.

Para Grace Libânio, Head de negócios da Sofist, a principal dificuldade vem das empresas não conhecerem o conceito, e com isso não assegurarem a melhor experiência para todos os usuários. Uma vez dado esse passo, a especialista aponta os desafios de capacidade tecnológica e também estratégica para conseguir realizar testes válidos, simulando os diferentes ambientes dos usuários.

"Pode parecer algo trivial, mas não é simples para as empresas conseguirem manter um "parque de dispositivos" para poder avaliar na prática qual que seria a verdadeira experiência do usuário, utilizando, por exemplo, um celular com a versão 9 ou 10 do Android, versões que ainda possuem grandes parcelas do mercado.", disse a executiva. 

"Se pararmos para pensar, um novo celular por si só, já traz uma série de possibilidades de novas combinações. Pois em um único aparelho nós temos pelo menos 4 novas variáveis relevantes: tamanho de tela, sistema operacional, fabricante do dispositivo e capacidade de hardware. Então, cada vez que eu acrescento novo aparelho, eu estou adicionando no cálculo uma série de possibilidades de combinações.", aponta Grace.

Segundo a especialista, o consumidor não se preocupa com qual medida a empresa toma, seja mobile first, old first ou segurança by design, o que o cliente quer é, apenas, o aplicativo de uma maneira rápida, fácil e segura, independente do aparelho que ele tenha em suas mãos.

"Ser o único aplicativo financeiro que não trava, mesmo o usuário tendo um aparelho antigo é uma vantagem perante os concorrentes. Portanto, o Old First, se bem aplicado, impacta os usuários de uma forma bastante positiva.", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.