A partir desta quarta-feira, 21/6, os clientes da Claro Empresas em todo o país poderão adquirir na operadora os aparelhos BlackBerry, até então disponíveis na concorrente, a TIM.
Para os clientes de São Paulo, o plano com 300 minutos de voz mais o serviço de dados custará R$ 256,00 por mês, com o aparelho ? em três modelos 7290, 7100 e 8700g ? oferecido em comodato. O preço irá variar em outros estados em função dos impostos. A operadora tem presença em 21 estados e Distrito Federal, englobando 2.300 cidades com cobertura GPRS.
Como promoção de lançamento, nos primeiros três meses, a Claro irá entregar gratuitamente o software do servidor ( BES- BlackBerry Enterprise Server) para quem contratar 5 licenças. ?Para os 12 primeiros clientes vamos ofertar 20 licenças?, disse Roberto Guenzburguer, diretor de marketing da Claro.
A IBM será a parceira da Claro para a instalação do software nos clientes e como suporte ao help desk da operadora, quando o problema não for resolvido no atendimento de primeiro nível ou quando exigir resolução de problemas com a fabricante canadense.
O diretor de marketing não arrisca fazer prognósticos de vendas para esse ano, mas acredita que a facilidade da aplicação do push e-mail vai atrair as corporações. Segundo Tyson Verstraete, diretor de desenvolvimento de negócios da RIM- Research in Motion Ltd (fabricante do Blakberry) e responsável pela conta mundial da América Movil (controladora da Claro) 80% das aplicações utilizadas são de e-mail, seguidas por aceso à Intranet e automação de força de vendas.
Citou como exemplo de grandes usuários do dispositivo, o Governo dos Estados Unidos que tem mais de 300 mil aparelhos e o Citibank, com mais de 40 mil usuários. Disse ainda que pesquisas comprovam que o funcionário ganha 47 minutos de produtividade por dia trabalhando quando está fora do escritório, o que significa 196 horas a mais por ano.
Planos de contratação
Depois do período de promoção, o custo da licença do servidor BES ? BlackBerry Enterprise Server será de RS$ 13.400, 00 com 20 licenças; serviço de instalação por RS$ 9.300,00 e pacotes de licenças adicionais variáveis. Por exemplo, mais 10 licenças o custo sairá por RS$ 2.300,00. Para pequenas empresas, poderá ser contratado o BlackBerry Internet Server que admite até dez contas de e-mail.
O plano mensal vai diminuindo de custo em função do número de linhas: até 29, custo de RS$ 160,00 por linha; acima de 30, RS$ 130,00 por linha.O preço do aparelho irá variar em função do total contratado pela empresa.
Segundo Marcos Quatorze, diretor de VAS ? Valor de Serviço Adicionado da Claro, para uma empresa que queira contratar o serviço para 100 funcionários o valor mensal será 14% mais barato que a concorrência, com um plano de 300 minutos de voz já incluídos.