A IBM anunciou nesta terça-feira (20/6) as novidades em software e as iniciativas que visam tornar o mainframe System x em uma plataforma global de computação baseada na internet. A empresa calcula que com a tendência crescente de utilização da arquitetura orientada a serviços (SOA) a quantidade de transações que funcionam em sistemas mainframe irá dobrar antes de 2010.
A projeção da IBM toma como base pesquisa com empresas americanas e européias realizada pelo Forrester Research, a qual revela que quase 70% dos usuários SOA disseram que irão aumentar o seu uso e 62% das organizações com mais de 20 mil funcionários estão usando atualmente ou pensam em adaptar um plano para aplicar o SOA nos próximos doze meses.
De acordo com o vice-presidente sênior e executivo do IBM Software Group, Steve Mills, os sistemas mainframe estão encontrando um segundo meio de aplicativos ao se tornar o eixo para o SOA. ?Somente agora, as empresas estão começando a vislumbrar o que um foco de software orientado a serviços é capaz de fazer para que tenham maior capacidade de resposta e possam, assim, aproveitar as oportunidades que surgem.?
John Campbell, vice-presidente sênior e CIO do American Modern Insurance Group, diz que o mainframe é uma plataforma para o futuro. ?É importante permitir as equipes de desenvolvimento criar aplicativos para mainframe habilitados para SOA. Esperamos que as tecnologias SOA forneçam soluções de negócio rapidamente e possibilitem uma maior flexibilidade ao oferecer serviços para parceiros de negócios em uma ampla gama de tecnologias.?
Entre as iniciativas que a IBM está anunciando estão ferramentas de software para facilitar a criação de aplicativos para mainframe ?prontos para serviços? por parte dos desenvolvedores Java, VisualBasic, Cobol e PL/1 e a expansão da base de fornecedores de software independentes (ISVs) que usam a plataforma System z. A empresa irá incentivar os novos ISVs a desenvolver seus aplicativos para o System z através do suporte técnico de vendas e marketing, acesso sem custo a arquitetos em tecnologia informática da IBM e descontos em publicidade e ferramentas de geração de oportunidades de negócio com clientes.
Para que as empresas possam integrar dados de mainframe através do SOA, a IBM também está anunciando novas versões de software. Um deles é o WebSphere Process Server para z, que conecta dados de mainframe com processos de negócios complexos através de SOA, e o outro é o IBM WebSphere Portal para z/OS, que combina diferentes aplicativos em um ambiente SOA e personaliza a informação para usuários de computadores. Em breve a empresa deve disponibilizar o DB2 Viper para servidor de dados z/OS e o Tivoli Federated Identity Manager para z/OS.