A Impsat obteve a certificação tipo II do SAS 70 (Statement on Auditing Standards, ou demonstração de modelos de auditoria) para seus data centers no Brasil e Chile.
Criado pelo centenário Instituto Americano dos Contadores Públicos Certificados (AICPA), o SAS 70 é uma referência, principalmente na América do Norte, para agências governamentais e empresas privadas que buscam meios de atestar a efetividade dos controles de seus processos.
A Impsat é uma das primeiras companhias de serviços de data center na região a obter o relatório de auditoria SAS 70. A normativa atende os requerimentos de governança em tecnologia da informação da lei americana Sarbanes-Oxley, que determina que as empresas listadas nas bolsas produzam relatórios detalhados de suas finanças, entre outras exigências.
A SAS 70 está de acordo com a seção 404 da lei, a que mais impacta a área de TI, que determina avaliação anual dos controles e procedimentos internos para fins de emissão do relatório financeiro.
O relatório SAS 70 oferece ao mercado uma opinião independente sobre a efetividade dos processos e a estrutura de controles internos do data center da Impsat. Corporações dos mais diversos segmentos que estão se adequando à lei americana ou à similar européia, a 8ª Diretiva da União Européia, já utilizam os data centers da Impsat.
A partir do SAS 70, a empresa passa a ser a opção segura, que disponibiliza ao mercado processos e serviços auditados. Isso simplifica os próprios processos de auditoria dos clientes e se traduz em redução de tempo e custos.
As auditorias para SAS 70 foram realizadas pela Ernst & Young entre janeiro e março deste ano e a certificação foi concedida à Impsat em maio. Os data centers da Argentina e da Colômbia serão os próximos a passarem pelo processo. A Impsat planeja concluir este trabalho de auditoria em toda a região até o fim do ano.