A Serasa firmou parceria com a DMR Consulting, consultoria de soluções de negócios e tecnologia da informação, e com a Mantas, especializada em soluções de compliance ao mercado financeiro, para a criação da solução Serasa de Prevenção de Lavagem de Dinheiro.
A solução é baseada em um software de detecção de comportamento, desenvolvido pela Mantas, que permite a identificação de riscos. A partir desse sistema foi criado um modelo de centro compartilhado, operado pela Serasa, para processar e analisar diversos tipos de transações e reportar todas aquelas situações suscetíveis de serem caracterizadas como lavagem de dinheiro.
Voltada para o mercado financeiro ? bancos, cooperativas, financeiras, entre outros ?, a solução tem como principais características, segundo a empresa, a flexibilidade, a automatização e a facilidade de integração com o sistema das instituições, o que favorece, principalmente, as de pequeno e médio porte. Para Marcelo Miranda, gerente sênior de entidades financeiras da DMR Consulting, ao adotar a solução, as instituições financeiras, independente do porte, terão acesso a um sistema de proteção que as ajudará a reduzir a exposição aos riscos de operações de lavagem de dinheiro.
Segundo Ricardo Loureiro, diretor de produtos da Serasa, a solução funciona por meio de um sistema automatizado que avalia o conjunto de operações das instituições e emite um alerta a possíveis transações que sejam caracterizadas como lavagem de dinheiro. ?O sistema oferece um conjunto flexível de parâmetros para que o próprio banco estabeleça sua política de análise de dados?, afirma Loureiro.
O sistema, segundo ele, atende a todos os cenários previstos pelo Banco Central que possam configurar lavagem de dinheiro, e possui flexibilidade para a adoção de novos modelos, conforme a necessidade do cliente ou dos órgãos de regulamentação.
O lançamento da solução Serasa de Prevenção de Lavagem de Dinheiro acontecerá em 23 de junho no CIAB 2006, em São Paulo.