A Microsoft anunciou nesta terça-feira (20/6) o lançamento no Brasil e demais mercados da versão final do Windows Live Messenger, o primeiro de uma série de novos serviços do Windows Live que ainda serão lançados em todo o mundo. O software é a nova geração do MSN Messenger e pode ser usado para comunicação instantânea por meio de texto, voz e vídeo. Segundo a empresa, ele conta hoje com uma base que já atinge mais de 19 milhões de usuários no país e 230 milhões em todo o mundo.
?O Windows Live Messenger ajuda as pessoas a se conectarem e compartilharem informações de uma forma ainda mais rica e integrada, unificando sua experiência de comunicação na web? afirma Priscyla Alves, gerente de marketing e serviços de comunicação do MSN Brasil.
De acordo com a empresa, no Brasil mais de três milhões de usuários baixaram a versão beta (não finalizada) do produto, formando o maior número de usuários do mundo. Essa base foi utilizada como fonte de feedback durante todo o período de testes e serviu para direcionar a implementação de recursos mais relevantes aos usuários. O novo serviço funciona como uma central de comunicações do usuário, conectando-os por meio de mensagens de texto, voz, vídeo, troca de mensagens SMS com aparelhos celulares e muito mais.
O Windows Live Messenger traz recursos como de videoconferência, que permite aos usuários visualizar e falar com seus amigos por meio do PC, e o live contacts, que gerencia contatos de e-mail, messenger e spaces. Além disso, o limite de contatos foi ampliado para 600, e agora o usuário pode buscá-los na sua lista por meio de uma barra de busca localizada no topo da janela principal.
Pastas de compartilhamento também foram incorporadas ao programa. Com o novo recurso, os usuários podem trocar fotos e arquivos com outra pessoa por meio de uma pasta compartilhada. Todos os arquivos adicionados são checados quanto à existência de vírus e atualizados automaticamente quando um dos usuários os alteram.
O Windows Live Messenger também funciona de forma integrada com os demais serviços como MSN Hotmail, Windows Live Mail beta, MSN Search e MSN Spaces. Segundo a Microsoft, por meio da integração os internautas podem acessar os outros serviços com poucos cliques a partir da janela principal de contatos do aplicativo.