A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, fechou o primeiro trimestre do ano fiscal de 2012, encerrado em 28 de maio passado, com queda de 9% no lucro líquido, que totalizou US$ 695 milhões, contra US$ 769 milhões obtidos em igual período do exercício fiscal anterior.
Apesar da retração no lucro, a companhia canadense registrou receita de US$ 4,9 bilhões no período, uma expansão de 15,9% em relação ao mesmo trimestre do ano fiscal anterior, quando as vendas somaram US$ 4,23 bilhões. Já na comparação com o quarto trimestre do exercício fiscal de 2011, terminado em 29 de fevereiro, o resultado representa uma queda de 11,6%.
Do total da receita no trimestre fiscal, 78% foram provenientes da venda de aparelhos – entre smartphones e tablets –, 20% de serviços e 2%, software. A RIM afirma que vendeu 13,2 milhões de aparelhos BlackBerry e 500 mil Playbooks, seu tablet PC, no período.
Para o segundo trimestre fiscal, a fabricante estima receita entre US$ 4,2 bilhões e US$ 4,8 bilhões.
- Balanço