As ações do Facebook registraram alta inesperada nesta quarta-feira, 20. Pela primeira vez em três semanas, os papéis foram negociados acima de US$ 30, valorização de 23% em relação aos últimos 15 dias. Elas abriram o pregão na bolsa eletrônica Nasdaq a US$ 31,71. De acordo com analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, a pressão de mercado com a conturbada oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) finalmente acabou, com o fim das vendas agressivas de especuladores do mercado de capitais. Além disso, a cobertura da mídia sobre os pontos negativos das operações também diminuiu, aumentando a confiança de prováveis compradores.
As recentes aquisições feitas pela rede social, em especial da Face.com, desenvolvedora israelense de tecnologia de reconhecimento facial, sinaliza a preocupação de superar os pontos fracos, como o baixo desempenho da empresa em plataformas móveis. A medida agradou investidores e o resultado também pode ter influenciado a elevação das ações. O incentivo a desenvolvedores, com a divulgação de sistemas de assinaturas, também se mostrou favorável – a companhia obterá receita ao reter 30% dos pagamentos por aplicativos adquiridos na rede social.
O interesse pelos papéis do Facebook, medido pelo índice da Standard & Poor's 500 mais que dobrou, passando de 3% para 6,28% logo após a abertura de capital, em maio. No decorrer das semanas, contudo, manteve-se estável e não há mudanças consideráveis nesse quadro.
Procurado pelo jornal, o Facebook não quis comentar o assunto.