A Diebold Brasil apresenta em parceria com a rede 24 Horas o caixa eletrônico Opteva 610AE que é capaz de proteger o dinheiro em caso de explosões com dinamite. A solução encontrada pela companhia tem como base a teoria da dissipação da energia produzida no momento da explosão.
Carlos Alberto Pádua, vice-presidente de Tecnologia da Diebold Brasil, explica que a área de engenharia concentrou seus esforços no cofre e encontrou uma maneira de proteger o numerário, já que não é possível impedir a onda de ataques.
“Graças a essa nova solução, as cédulas estão protegidas. Infelizmente o equipamento será destruído, mas ninguém terá acesso ao dinheiro. Além disso, o nível de impacto disparará o entintamento das notas com uma substância que penetra nas fibras do papel e não sai, nem com água e nem com solventes. Todos os testes comprovaram que encontramos uma solução eficiente e com o melhor custo benefício do mercado”, enfatizou Pádua.
A empresa mostra também um sistema integrado de segurança voltado para antessalas de agências e ambientes monitorados. A solução estará integrada com os sensores dos terminais dos caixas eletrônicos, sensores sísmicos, etc, que permitirão que se obtenham informações precisas do que está acontecendo em cada terminal com a possibilidade de acessar a imagem do local em tempo real via CFTV.
De posse de informações importantes, as centrais de monitoramento poderão acionar as polícias, disparar o entintamento das notas, travar as portas, abrir um canal de comunicação com o local invadido, entre outros artifícios.