A Corte Distrital de Hague, na Holanda, deu ganho de causa à Samsung em um processo sobre patentes aberto contra a Apple. A Justiça holandesa conclui que houve a quebra de uma das patentes do sistema universal de telecomunicações móveis da fabricante coreana. De acordo com o All Things Digital, blog de tecnologia ligado ao The Wall Street Jounral, o iPhone 3G, 3GS, 4 e os dois primeiros modelos do iPad usam a tecnologia do "aparato para codificação de indicadores de formatos de um sistema de comunicação". A Apple foi condenada a pagar uma indenização à fabricante, cujo valor não foi divulgado
Apesar da vitória, a corte não aceitou o pedido para impedir as vendas dos produtos em questão e outras patentes 3G mencionadas no processo pela Samsung, que ficaram de fora da sentença. Como a patente é um padrão da indústria, deve ser licenciada por um valor baixo pelos princípios FRAND (sigla em inglês para justa, razoável, acessível e não-discriminatória).
A fabricante americana se dispôs a pagar a multa, mas a Samsung se recusou a receber o valor por considerá-lo baixo. Com a ordem judicial, a Samsung terá que aceitar a cifra proposta sem questionar o montante. "O julgamento de hoje só comprova que a Apple está lidando sem limites com nossa inovação tecnológica. Para nós, é uma vitória", afirma o comunicado da empresa coreana enviado ao blog.