O Grupo NGX, integrador especializado em soluções de TIC, com sede em Porto Alegre e atuação nacional, acaba de criar a Cloud2Go, empresa que irá atuar exclusivamente no ramo de Cloud Computing, com oferta de produtos e serviços de parceiros como Microsoft (Azure), Check Point, TrendMicro e EMC, entre outros players globais.
Com isso, nasce o Grupo NGX, com meta de conquistar 60 contratos só com a nova companhia nos próximos 18 meses. Para o final de 2017 estima-se que o braço de nuvem deverá representar de 10 a 15% do faturamento total do Grupo.
A nova empresa aposta em um mercado em forte expansão: o estudo Analysis of the Brazilian Cloud Computing Market, da Frost&Sullivan, mostra que este mercado irá faturar US$ 1.1 bilhão até 2017. De acordo com Marcos Weber, CEO da Cloud2Go, o momento é propício para o nascimento de uma nova empresa do segmento, no qual a NGXit já tem larga experiência, com certificação em tecnologias de parceiros como Microsoft, que renderam clientes de grande porte, como Grupo Herval, organização composta por 11 empresas e 20 linhas de negócios, uma delas, a maior rede de revendas Apple do Brasil; e Triunfo Concepa, concessionária que administra 121 quilômetros de rodovias duplicadas em três praças de pedágios do Rio Grande do Sul. Além disso, a NGXit conquistou nível Gold em Microsoft Cloud Productivity pelo desempenho em vendas de 2014, quando comercializou mais de 30 mil licenças.
Conforme Weber, as empresas, principalmente as pequenas e médias, têm demandas significativas de infraestrutura como serviço (IaaS), modelo que traz aumento de capacidade, produtividade e competitividade com acentuada redução de custos.
"Este movimento está aumentando gradualmente, a medida que os usuários passam a entender melhor as funcionalidades e confiam mais na tecnologia de Cloud Computing. As PMEs estão adotando fortemente serviços de IaaS, como o armazenamento de dados e o backup para sustentar o ritmo de crescimento de suas exigências operacionais, aumentar a eficiência de seu trabalho e reduzir custos. As empresas com ferramentas de e-commerce, que têm grandes diferenças na sazonalidade, também estão se voltando para estes serviços com intuito de reduzir custos", avalia o CEO.
A Cloud2Go atuará na portabilidade, implantação e gerenciamento de estruturas em nuvem, com diferencial do atendimento personalizado – cada projeto será desenhado de acordo com a necessidade específica de cada cliente, cuidado que se repetirá no suporte, com consultores dedicados.
"Nossos pacotes incluem fatores como faturamento, atendimento ao cliente, infraestrutura e conectividade, além de demandas específicas. O modelo de negócios de computação em nuvem está provando ser vantajoso no mercado brasileiro, transformando investimentos em serviços em receitas, com a possibilidade de escolha de ambientes flexíveis, com opções de suporte técnico de acordo com a necessidade do cliente", afirma Weber.
Expansão
O investimento na nova empresa é mais uma demonstração da trajetória de crescimento da NGXit. Na contramão do cenário de retração econômica, a empresa cresceu 9% em 2015, em relação a 2014, atingindo faturamento de R$ 17,1 milhões. Além disso, aumentou 21% o volume de novos negócios na base de clientes.
Para 2016, a projeção de crescimento é de 10% em relação ao último ano. Atualmente, a empresa conta com mais de 250 clientes ativos. Deste montante, 35% são empresas com contrato de serviço nas modalidades de suporte, gerenciamento e outsourcing.
A NGXit foi fundada em 2011, resultante da fusão entre as empresas e-Partner, focada em infraestrutura e comunicações, e Toptrend, especialista em soluções de segurança.