A TIM ativou na rede comercial 4G a funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT). A plataforma permite viabilizar a oferta de soluções de Internet das Coisas (IoT), utilizando a frequência 700 MHz. A primeira cidade a ter acesso à tecnologia é Santa Rita do Sapucaí, em MG, onde está localizado o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), parceiro da operadora junto com a Ericsson, para o desenvolvimento de soluções em IoT para cidades inteligentes.
Outra vantagem para a TIM ao utilizar o NB-IoT na faixa de 700MHz é a ampla cobertura da operadora no Brasil, hoje com 1.000 cidades que já estão aptas à utilizarem a plataforma. Até 2020, serão mais de 4.000 municípios operando nesta faixa e que podem ser contemplados com soluções de IoT, de acordo com as novas parcerias da operadora no país.
O objetivo da TIM é ser facilitadora para a criação de soluções de Internet das Coisas, por meio da disponibilização da tecnologia para seus clientes corporativos (empresas públicas e privadas). As aplicações estão ligadas neste momento a soluções para smart cities, como sensores inteligentes em semáforos e estacionamentos; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos das cidades, entre outras iniciativas que tornam os sistemas mais eficientes.
A rede 4G da TIM vem sendo preparada como uma plataforma para todos os tipos de serviços, inicialmente com a banda larga móvel, passando pela internet fixa com a tecnologia WTTx (acesso fixo), além do VoLTE, serviço de voz sobre a rede de tecnologia de quarta geração e, agora, para soluções de cidades inteligentes por meio da plataforma NB-IoT.