Universidades em todo o Reino Unido devem se beneficiar de um investimento substancial de £ 54 milhões em seu trabalho para desenvolver tecnologia de ponta em inteligência artificial ( IA ), anunciou a secretária de Tecnologia, Chloe Smith.
Entregue por meio do UK Research and Innovation ( UKRI ), £ 31 milhões do financiamento serão usados ??para apoiar pesquisas inovadoras na Universidade de Southampton para estabelecer uma IA responsável e confiável, reunindo a experiência da academia, das empresas e do público em geral para explorar como a IA responsável pode ser desenvolvida e utilizada, considerando seu impacto mais amplo na sociedade em geral.
Também anunciou o lançamento da Estratégia Geoespacial do Reino Unido 2030, que irá liberar bilhões de libras em benefícios econômicos por meio do aproveitamento de tecnologias, incluindo IA, imagens de satélite e dados em tempo real.
"Apesar do nosso tamanho como uma pequena nação insular, o Reino Unido é uma potência tecnológica. No ano passado, o Reino Unido se tornou apenas o terceiro país do mundo a ter um setor de tecnologia avaliado em US$ 1 trilhão. É o maior da Europa por alguma distância e atrás apenas dos EUA e da China globalmente", disse a secretária de tecnologia, Chloe Smith
"O cenário tecnológico, no entanto, está em constante evolução e precisamos de um ecossistema tecnológico que possa responder a essas areias movediças, aproveitar suas oportunidades e enfrentar os desafios emergentes. As medidas divulgadas hoje farão exatamente isso", completou.
Como parte desse investimento, os £ 13 milhões restantes serão usados ??para financiar 13 projetos baseados em universidades em todo o Reino Unido para desenvolver inovações pioneiras de IA em gerenciamento sustentável de terras, captura eficiente de CO2 e resiliência aprimorada contra riscos naturais.
Os compromissos seguem o anúncio em março de £ 117 milhões de financiamento para Centros de Treinamento de Doutorado em IA , com mais £ 46 milhões para apoiar Turing AI Fellowships para desenvolver a próxima geração dos principais talentos de IA .
Em busca das ambições de superpotência científica e tecnológica do Reino Unido, Chloe Smith também anunciou que o Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia lançará em breve uma chamada aberta de propostas para testar novas abordagens colaborativas para pesquisa científica no Reino Unido, apoiadas por £ 50 milhões em financiamento do governo. O dinheiro impulsionará o investimento e a parceria com a indústria e outros lugares para financiar as ideias e inovações que ainda não são abordadas no setor de pesquisa do Reino Unido e serão inauguradas nas próximas semanas. Isso beneficiará a comunidade de pesquisa do Reino Unido, permitindo que as organizações explorem a viabilidade de novos modelos para realizar pesquisas em áreas específicas, contornando os grandes custos iniciais normalmente necessários para configurar uma instituição totalmente nova.