A Acesita, fabricante de aços planos inoxidáveis e siliciosos, investiu na transformação do seu modelo de gestão e atualização do ambiente de TI, tendo como foco suas prioridades de negócio. O software de gestão empresarial escolhido foi o SAP R/3 e a implementação foi conduzida em parceria com a IBM Global Business Services. Duzentos profissionais estiveram envolvidos no projeto, que levou um ano para ser concluído.
A iniciativa originou-se a partir da necessidade da atualização tecnológica da empresa. No entanto, à medida que as discussões sobre o assunto aconteceram, a Acesita identificou a possibilidade de uma reformulação de negócios mais ampla, o que envolvia um novo modelo de gestão, no qual a tecnologia seria apenas um componente. A empresa realizou, então, um trabalho de definição das suas principais competências, negócios e da infra-estrutura de tecnologia que seria necessária para suportar o novo modelo.
Como resultado desse trabalho, a empresa chegou a cinco fatores-chave que considerou determinantes para o sucesso em seus negócios: ser um produtor de classe mundial, dominar o mercado-alvo, ter excelência na gestão global de finanças e processos, engajamento e desenvolvimento do pessoal e confiança dos acionistas.
Com essa definição, a fabricante saiu em busca de um parceiro de negócios que pudesse auxiliá-la na implementação da solução tecnológica. A IBM Global Business Services foi a consultoria escolhida, num processo que levou em consideração fatores como a avaliação do conhecimento de negócio por parte do fornecedor; sua experiência na gestão da mudança, fator crucial na implementação de soluções de gerenciamento empresarial; capacitação técnica para implementação; além da questão da transferência de conhecimento para a Acesita. Um dos requisitos importantes também era a integração do ERP com os sistemas legados de produção da Acesita, o que foi resolvido com a solução da IBM WebSphere Business Integration.
?A partir da identificação dos fatores-chave e da implementação do SAP R/3, a Acesita pode rever e alterar seu modelo de governança de TI e de sistemas de informática. Essa iniciativa está sendo fundamental para o nosso fortalecimento corporativo, uma vez que agora trabalhamos de forma ainda mais integrada ao negócio?, comenta Ilder Camargo, superintendente de projetos e sistemas da Acesita.
O executivo salienta que após o período de estabilização do sistema, ocorrido durante o ano de 2005, a Acesita ingressa na fase de usufruir dos benefícios, tais como ganhos de produtividade de mão-de-obra, melhoria dos processos de suprimento e redução no custo de manutenção do sistema de informação. Além disso, a empresa obteve mais agilidade na tomada de decisões de negócio, uma vez que o projeto proporcionou um novo modelo de custos e rentabilidade, que viabilizou o gerenciamento de margens on-line, fornecendo à companhia a opção de prosseguir ou não nas propostas.
Para Alexandre Kato, consultor da IBM Global Business Services, ?a Acesita realizou uma implementação sofisticada, aproveitando o momento de mudança não apenas para realizar ajustes relacionados à tecnologia, mas foi capaz de vislumbrar os benefícios que o amplo projeto de gestão traria ao seu negócio?.