Brasil tem menor pontuação no Indicador da Sociedade da Informação

0

O Brasil obteve a menor pontuação, com um total de 4,52 pontos, no Indicador da Sociedade da Informação (ISI), embora na categoria tecnologias da informação e comunicações (TICs) tenha obtido resultado de 7,3% no ano, segundo relatório trimestral divulgado pela DMR Consulting, multinacional consultoria que oferece soluções de negócios globais e tecnologia da informação, em parceria com o IESE, escola espanhola de pós-graduação em administração.

O percentual em TICs registrado pelo país, segundo o estudo, é fruto do crescimento de aparelhos celulares por habitante, 502 para cada 1 mil, cifra 25,9% superior ao ano anterior. Segundo projeções da DMR Consulting, o Brasil é o único país analisado que conseguirá aumentos anuais no volume de aparelhos celulares. A expectativa é de que no fim deste ano o Brasil alcance a marca de 100 milhões de celulares em funcionamento.

De acordo com o relatório, a América Latina registrou um pequeno retrocesso no caminho para o crescimento da tecnologia da informação, o que implica em uma redução no crescimento anual do ISI, que por quatro trimestres consecutivos manteve-se estagnado em cerca de 4,80 pontos. No segundo trimestre, o ISI latino- americano registrou 4,81 pontos, frente aos 4,86 pontos do quarto trimestre de 2005.

As categorias econômica e infra-estrutura, que compõe o estudo, registraram queda de 5,7% e 3,1% respectivamente. Já a categoria de TICs foi a maior impulsionadora do ISI. O estudo apontou um crescimento de 24,5% no número de celulares em relação ao ano anterior, 517 aparelhos para cada 1 mil habitantes. Outro dado relevante é o aumento no número de computadores, 130 por cada 1 mil habitantes, um aumento anual de 16%.

?O relatório tem o objetivo de avaliar quais serão os impactos da tecnologia no dia-a-dia das pessoas, além de prever e monitorar o crescimento da sociedade da informação em diferentes regiões?, explica Flavio Araripe, sócio-diretor da DMR Consulting. Ele explica que o material compara os resultados nos países pesquisados e traça expectativas para o próximo período.

Segundo Araripe, são avaliados aspectos como a quantidade de PCs e celulares em funcionamento a cada mil habitantes, o uso da internet, o desenvolvimento do comércio eletrônico, despesas em TI na proporção do PIB, bem como o comportamento do ambiente no nível econômico, institucional e social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.