O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação do grupo Alcatel na compra e incorporação da GMK Eletrônica Ltda., fabricante nacional de soluções para unidade de resposta audível (URA).
A empresa agora é uma unidade de negócios da Alcatel Telecomunicações S/A e passa a ser denominada GMK-Genesys. A Alcatel investiu US$ 15 milhões na compra e prevê para este ano cerca de US$ 3 milhões em investimentos no mercado de atuação da GMK.
O advogado Paulo Bardella Caparelli, do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados, responsável pelo processo de fusão e aprovação da operação no Cade, explicou que os conselheiros do órgão entenderam que a compra e incorporação da GMK não traz prejuízo ao mercado.
A operação foi aprovada por unanimidade, sem restrições, na 375ª Seção Ordinária de Julgamento do Cade.
A aquisição da empresa foi formalizada no final de 2005 e o processo de aprovação ocorreu dentro do prazo normal esperado, afirmou o advogado.
O mercado brasileiro de contact centers é o maior da América Latina, com 250 mil posições de atendimento em 2004, podendo atingir 420 mil em 2008, segundo projeções de institutos de pesquisa.