A Fujitsu anunciou nesta quinta-feira (20/7) o lançamento da solução System-on-Chip (SoC) WiMAX móvel e seu respectivo roadmap. O sistema, segundo a fabricante, foi desenvolvido para otimizar o desempenho e o consumo de energia por meio da tecnologia 90nm (9 mícrons) de fabricação de chips e é especialmente adequado para cartões de PC e dispositivos móveis.
De acordo com a Fujitsu, o SoC WiMAX é compatível com o padrão IEEE 802.16e-2005 Mobile WiMAX móvel e inclui processadores integrados com interface PHY, esquemas de modulação adaptáveis, incluindo 64QAM, 16QAM, QPSK e BPSK, interface para módulos RF MIMO e pacote FBGA compacto, entre outros recursos.
?À medida que o mercado de banda larga sem fio continuar crescendo, veremos redes WiMAX fixas e móveis coexistindo no mundo inteiro?, avaliou Keith Horn, vice-presidente sênior de vendas e marketing da Fujitsu Microelectronics America. ?Para dar continuidade à iniciativa de passar do fixo ao móvel, a Fujitsu desenvolveu um processador de banda larga altamente integrado para aplicações de WiMAX móvel. Acreditamos que é o momento certo para abrir uma nova janela de oportunidades aos clientes de nossos sistemas e também aos novos clientes potenciais no mercado de mobilidade WiMAX?, complementou.
A Fujitsu suporta uma gama de aplicações no mercado de 802.16-2004, mas acredita que soluções fixas serão complementadas, e não substituídas, por soluções emergentes de mobilidade WiMAX. Aplicações como wireless VPN, recuperação de desastre, wireless backhaul e streaming media com qualidade broadcast, continuarão mais bem servidas por WiMAX fixo. Alta velocidade de compartilhamento de dados em veículos, consumidor em movimento e conectividade de dispositivos móveis exigirão WiMAX móvel.