O Google anunciou nesta quinta-feira (20/7) o resultado financeiro do segundo trimestre, o qual apresenta um aumento de 110% do lucro no período. O lucro líquido no trimestre totalizou US$ 721 milhões, ou US$ 2,33 por ação diluída, na comparação com os US$ 343 milhões obtidos no mesmo trimestre do ano passado, ou US$ 1,19 por ação.
As receitas da empresa cresceram 77%, totalizando US$ 2,46 bilhões, o que surpreendeu positivamente os analistas de Wall Street, que estimavam receitas de US$ 2,40 bilhões.
No Brasil, a empresa aproveitou o bom desempenho para anunciar o Click-to-play, novo serviço de publicidade disponível para todos os anunciantes que desejam inserir no site de buscas anúncios em formato de vídeo. O serviço não oferece hospedagem e sua eficácia poderá ser avaliada pelos anunciantes monitorando a quantidade de cliques feitos para a página de origem
O Click-to-play, novo serviço de publicidade do Google, já está disponível para todos os anunciantes brasileiros, que desejam inserir no site de buscas anúncios em formato de vídeo, tornando-os mais atraentes ao público. Segundo a empresa, o serviço é fácil de usar. Basta que o anunciante forneça um arquivo de vídeo, com no máximo dois minutos, nos formatos AVI, ASF, Quicktime, Windows Media ou MPEG, que o Google faz o resto. Assim, o Click-to-play irá aparecer automaticamente nas páginas do Google, que suportam anúncios com imagem.
O novo serviço não oferece hospedagem e sua eficácia poderá ser avaliada pelos anunciantes monitorando a quantidade de cliques feitos para a página de origem ou pela freqüência com que os usuários interagem com o vídeo. Além disso, segundo o Google, o Click-to-play protege a privacidade do usuário, que só poderá assistir aos anúncios clicando no botão ?play? no canto da janela. Se isso não ocorrer, a imagem permanece estática e, em caso de alguma dificuldade para acionar o vídeo, o anunciante não paga pelo clique.
Para a inserção do anúncio, o Google dispõe de duas modalidades: o sistema cost-per-click, no qual o preço varia de acordo com o número de cliques, e o sistema cost-per-impression, onde o preço se baseia em grupos de clientes (por região, por categoria ou por sites de interesse) oferecidos pelo Google. As campanhas que utilizam o Click-to-play são criadas a partir do mesmo princípio dos links patrocinados.