A Toshiba anunciou que realizará um recall complementar de 10 mil baterias de notebook. A fabricante japonesa revisará cerca de 51 mil laptops em todo o mundo, após terem sido detectadas falhas nas baterias de íon-lítio produzidas pela Sony. A empresa informou ainda que o problema das baterias é o mesmo detectado pela Sony no ano passado. Em 2006, a empresa japonesa substituiu 9,6 milhões de baterias de lítio no mundo todo de laptops dos fabricantes Dell, Apple e Lenovo, entre outros.
Segundo a Toshiba, a decisão de efetuar o recall ocorreu porque três usuários reportaram casos de superaquecimento seguido de princípio de incêndio no Japão. As três vítimas usavam laptops com baterias produzidas em 3 de dezembro de 2005. Segundo um porta-voz da companhia, os três aparelhos testados com este tipo de bateria produziram faísca.
A Sony admitiu que algumas das baterias de lítio podem se aquecer e provocar um curto-circuito em algumas ocasiões muito específicas, devido a uma falha pontual em sua fabricação. O lucro do ano fiscal 2006 da Sony foi fortemente afetado por esse problema.