Apesar de terem sido responsáveis por apenas 3% dos celulares vendidos em 2008, a Apple e a Resarch In Motion (RIM), com o iPhone e o BlackBerry, respectivamente, representaram 35% do lucro operacional do setor naquele ano, de acordo com o The Wall Street Journal.
Segundo o analista do Deutsche Bank, Brian Modoff, as cifras tendem a ser ainda maiores neste ano, com as duas empresas sendo responsáveis por 58% do lucro operacional da indústria e por 5% do volume de aparelhos vendidos. Com o crescimento da venda de smartphones, mesmo com a crise econômica, os números registrados pela Apple e RIM mostram que o futuro dos celulares está em aparelhos cada vez mais sofisticados e ao mesmo tempo mais simples de se utilizar.
Dados da IDC apontam que atualmente os smartphones respondem por cerca de 13% do mercado global de celulares, sendo que Apple e RIM detinham, juntas, aproximadamente 32% de participação no segmento de smartphones no primeiro trimestre.
Segundo o analista do Deutsche Bank, quando o assunto é celulares básicos, a Nokia lidera com folga. Modoff observou que a fabricante finlandesa foi responsável pela fabricação de 46% dos aparelhos celulares básicos vendidos em 2008 e por 55% do lucro desse segmento. A empresa, porém, divulgou uma queda de 66% no seu lucro durante o segundo trimestre deste ano.
Segundo o analista, a principal causa do crescimento acelerado nas vendas de smartphones são os subsídios oferecidos, principalmente por operadoras dos Estados Unidos, onde é possível adquirir um smartphone por cerca de US$ 100.
- Participação de mercado