A Avaya anunciou nesta segunda-feira, 20, a compra de algumas operações da Nortel, por US$ 475 milhões. A transação envolveu a unidade de soluçõe spara empresas da Nortel, a qual engloba os negócios de voz, dados e sistemas de governança da fabricante canadense.
Em comunicado no site da empresa, Kevin Kennedy, CEO da Avaya, declarou que a compra foi um movimento estratégico da empresa para atingir a liderança no mercado de comunicações, mas ressalvou que a aquisição ainda precisa obter aprovação da Corte de Falências dos Estados Unidos e da Corte Superior de Justiça de Ontário, no Canadá.
A Nortel declarou que continua com suas operações normalmente e que a compra foi uma forma de garantir que o valor de seus produtos e suas plataformas de inovação sejam preservados.
Em fevereiro passado, a Nortel fechou acordo para vender parte do portfólio de entrega de aplicativos que compõe a unidade de produtos Alteon para a Radware, fornecedora israelense de soluções de integração para aplicações de rede IP. No início deste mês, o fundo de private equity norte-americano MatlinPatterson Global Advisers anunciou que fará uma proposta para compra da Nortel. Além disso, a Nortel vendeu, em junho, das áreas de CDMA e LTE para Nokia Siemens Networks, por US$ 650 milhões (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
A venda de ativos faz parte da estratégia da Nortel para tentar levantar a concordata pedida em janeiro. Como até o momento a empresa não conseguiu implantar medidas de ajuste financeiro eficazes, foi obrigada a requisitar mais três meses de prorrogação da proteção contra falência, que termina neste mês.
- Movimento estratégico