Ao passo que operadoras, fabricantes e detentoras de sistema operacional investem no desenvolvimento de suas próprias lojas virtuais de aplicativos para celulares, o número de aplicativos baixados pelos usuários tende a registrar crescimento exponencial, aumentando 10 vezes nos próximos seis anos, segundo estudo da Juniper Research.
O relatório apontou que o número de downloads de aplicativos móveis das lojas virtuais deve saltar de 2,6 bilhões, em 2009, para cerca de 25 bilhões em 2015. Entre grandes empresas que já detêm mobile apps store estão o Google, Microsoft, Nokia, RIM, LG e Samsung.
De acordo com a pesquisa, o modelo de negócios predominante é o da oferta de aplicativos gratuitos, no qual são incluídos, em determinadas vezes, a oferta de serviços mais completos do aplicativo em detrimento de uma assinatura mensal do usuário.
Um alerta realizado pela consultoria é que as empresas que estão dispostas a atuar com loja de aplicativos móveis precisam ter escala suficiente para induzir os desenvolvedores a criarem aplicativos exclusivos para elas, garantindo alguns conteúdos únicos.
- Mobilidade