Nem sempre é preciso contratar desenvolvedores externos para criar aplicativos móveis corporativos. Com uma equipe de TI experiente e disposta a aprender novas linguagens de programação é possível encontrar soluções adequadas e de baixo custo para as necessidades de mobilidade de uma empresa. Esse foi o caminho adotado pelo escritório de advocacia TozziniFreire. Foi sua equipe de TI que criou o software para lançamento de horas trabalhadas e sua extensão móvel para uso nos BlackBerries de cerca de 180 advogados seniores e plenos. O gerenciamento da plataforma BES (BlackBerry Enterprise Server) também é feito internamente. "Usamos há bastante tempo o BES e acabamos aprendendo a desenvolver para BlackBerry. Talvez se fôssemos começar hoje terceirizaríamos", comenta Vidal Zebulum, diretor de TI do escritório de advocacia. A empresa estuda agora o desenvolvimento de novas funcionalidades móveis que possam gerar ganhos de produtividade a seus advogados, mas o executivo prefere não adiantar detalhes.
Zebulum acrescenta que a empresa está satisfeita com o uso do BlackBerry e não pensa em trocar para Android ou iOS tão cedo. "Sabemos que existe um crescimento do iOS e do Android, mas consideramos que para distribuição em grande volume o BlackBerry ainda é mais fácil e seguro de gerenciar. Além de ser mais barato em viagens internacionais", explica o diretor de TI.
iPad
A última novidade do TozziniFreire em mobilidade foi o lançamento este mês de um aplicativo para iPad. Neste caso, ele é voltado para os clientes e o desenvolvimento foi terceirizado. O aplicativo traz artigos e tutoriais escritos por advogados do escritório, além de notícias e informações sobre a empresa.
O TozzinFreire é especializado em direito empresarial, com forte atuação em assuntos referentes a fusões e aquisições, mercado de capitais e investimentos. O escritório tem 340 advogados, incluindo 64 sócios, e mais 180 estagiários e 400 funcionários administrativos espalhados por sete escritórios nas principais cidades brasileiras e em Nova York.
- Mobilidade corporativa