A queda na quarta-feira, 18, da rede de spams Grum, responsável pelo envio de aproximadamente 20% de todo o volume de spam que circula pela web no planeta, representa uma grande vitória de todos os profissionais de e-mail marketing, na visão de Victor Popper, CEO da All In, especializada nesse serviço.
"A prática de spam prejudica o trabalho de empresas sérias, que entendem o e-mail marketing como canal de relacionamento direto com seus clientes" diz o executivo. Ele afirma ser o email responsável hoje por grande parte do faturamento de sites de e-commerce, por serem a maior fonte de acessos a essas lojas.
A derrubada do Grum foi uma ação conjunta da FireEye, especializada em segurança digital, Spamhaus, organização sem fins lucrativos que rastreia spammers, e CERT-GIB, empresa de segurança russa do Group-IB, além de contar com a participação de um pesquisador independente.
Terceiro maior botnet de spam em termos de número de endereços únicos de IP associados, o Grum disseminava cerca de 18 bilhões de mensagens indesejáveis por dia, grande parte relacionada com promoção de medicamentos controlados falsificados.