A NCR Corp., tradicional fabricante de equipamentos e sistemas de autoatendimento, decidiu entrar com força no mercado de pagamento móvel, ou mobile payment como também é conhecido. Nesta semana, a empresa lançou nos Estados Unidos o NCR Silver, um sistema de pagamento que permite transformar um iPhone, iPad ou qualquer dispositivo móvel equipado com o sistema operacional Android, do Google, em um terminal ponto de vendas (PoS). "Nós estamos trazendo ao nosso negócio um grande know-how para atender pequenas empresas", disse Christian Nahas, vice-presidente da NCR para pequenas e médias empresas, ao site do jornal USA Today.
Com o novo aplicativo, a empresa se junta a uma lista crescente de fornecedores de sistemas de m-payment, cuja pioneira foi a Square, que fornece um sistema de pagamento que permite, por meio de um pequeno adaptador colocado no aparelho, o uso de cartões de crédito, sem que o comerciante tenha de pagar taxas, mensalidades ou ter contratos com administradoras de cartões de débito e crédito. Ou seja, com o sistema o comerciante não precisa repassar os 5% de taxa embutidos nos pagamentos que o consumidor faz com cartão de crédito.
De acordo com Nahas, como o Silver, a NCR está dando ao comerciantes um aplicativo gratuito para processar e controlar os pagamentos dos clientes. A empresa apenas fornece a leitora de cartão de crédito mediante o pagamento de US$ 79 ou de US$ 549 por um dispositivo que verifica códigos de barras e faz a leitura de cartões de crédito. Ela também vende uma "caixa registradora para iPad", que vem com um leitor de cartão, gaveta para guardar dinheiro e impressora de recibos, por US$ 619. Os comerciantes também podem pagar uma taxa de US$ 79 mensais para cada iPhone ou iPad que usam como caixa registradora. A NCR até lançou uma promoção de lançamento: os primeiros mil comerciantes que assinarem o Silver pagarão apenas US$ 39 por mês.