A ABB anunciou que irá adquirir o ASTI Mobile Robotics Group (ASTI), principal fabricante global de robôs móveis autônomos (AMR) com um vasto portfólio para todas as principais aplicações possíveis pelo conjunto de software da empresa. Isso irá expandir o portfólio de automação e robótica da ABB, tornando-a a única empresa a oferecer um portfólio completo para a próxima geração da automação flexível.
A aquisição, parte chave da estratégia de crescimento externo da ABB, foi assinada em 19 de julho e espera-se que sua conclusão seja feita até o final de 2021. Ambas as partes concordaram não divulgar quaisquer detalhes sobre o valor da transação.
Fundada em 1982, a sede da ASTI está localizada em Burgos, na Espanha e emprega mais de 300 funcionários na Espanha, França e Alemanha. A participação majoritária da empresa é de Veronica Pascual Boé, que também é a CEO. Outros acionistas incluem o investidor europeu de Growth Buyout, Keensight Capital. Hoje, a empresa dá suporte a uma das maiores frotas instaladas de AMRs da Europa e possui uma ampla base de clientes nos segmentos automotivo, logística, alimentos & bebidas e farmacêutico em 20 países. Desde 2015, a empresa vislumbrou um crescimento de cerca de 30% em uma base anual e visa cerca de $50 milhões em faturamento em 2021.
Os AMRs darão suporte em um grau nunca visto antes de flexibilidade, desde a produção, logística, intralogística e distribuição, até o varejo e ambientes de cuidado com a saúde. Isso irá permitir que a visão comum da ABB e da ASTI ajude os clientes a substituírem as linhas de produção linear dos dias de hoje por redes totalmente flexíveis, onde AMRs inteligentes conduzem materiais, peças e produtos finais de forma autônoma entre estações de trabalho inteligentes conectadas nas fábricas, nos centros de logística, laboratórios, lojas e hospitais.