Como os dispositivos móveis podem aumentar a eficiência dos funcionários

0

A tecnologia móvel cresce a cada dia. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante. São 242 milhões de aparelhos em uso no país, e pouco mais de 214 milhões de habitantes. Com esses dados, o celular se tornou o principal meio de comunicação entre o RH e os colaboradores.

Com a onipresença dos smartphones e o uso de softwares cada vez mais tecnológicos, o setor viu a oportunidade ideal para implementar novas estratégias que pudessem otimizar o trabalho dos gestores de RH e do setor de comunicação em um único recurso. Confira alguns benefícios de utilizar dispositivos móveis nas empresas:

Os funcionários estão familiarizados com smartphones

A grande maioria dos indivíduos na força de trabalho carrega consigo um smartphone para uso pessoal e comercial. Com tantas pessoas já familiarizadas com a tecnologia, a estratégia é perfeita para empresas que querem investir em recursos e inovações para otimizar o trabalho do setor de RH. Com o avanço no número de empresas que aderiram ao home office e ao trabalho híbrido, a implementação de softwares de dispositivos móveis cresceu ainda mais.

O conhecimento dos colaboradores sobre a tecnologia garante assertividade na adoção de softwares e sistemas de RH que visam o aprimoramento da comunicação interna.

A produtividade é melhorada

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), as novas tecnologias digitais aumentam em cerca de 22% a produtividade dos funcionários conectados. A tecnologia pode fornecer uma comunicação rápida, eficaz e acessível, garantindo que os colaboradores se sintam assistidos pela empresa, gerando mais confiança no trabalho.

Otimização de tempo

Gestores que lidam com um excesso de trabalho manual e que demandam tempo e concentração, ganham otimização do tempo, portanto, a introdução de novas tecnologias móveis pode ser benéfica para a automação de processos. Esse pode ser um grande passo para liberar os gestores atividades mais estratégicas que garantirão o sucesso da organização.

Integração de novos funcionários 

As novas tecnologias aceleram o processo de recrutamento e seleção. Com o auxílio da Inteligência Artificial, os softwares de RH conseguem captar os melhores perfis e aqueles que mais condizem com as vagas anunciadas, garantindo maior assertividade e agilidade no processo de recrutamento. Além disso, o agendamento de entrevistas, o envio dos documentos e até mesmo o onboarding podem ser feitos por meio dos dispositivos móveis que possuem tecnologias específicas de RH.

Os novos colaboradores podem utilizar os smartphones para fazer treinamentos, obter instruções e receber formulários que precisarão ser preenchidos. Com essas tecnologias sincronizadas nos smartphones de toda a corporação, seu departamento de RH poderá atuar de forma mais assertiva, bem como automatizar tarefas, integrar novos colaboradores mais rapidamente e reduzir o tempo gasto com tarefas repetitivas.

Os dispositivos móveis já estão dominando o cenário de RH. A força de trabalho começou a acessar aplicativos por meio de dispositivos móveis, e como resultado, as organizações começaram a considerar aplicativos de RH como essenciais para aprimorar as tarefas de gestão de pessoas. Sejam eles apenas voltados para realizarem simples consultas como o demonstrativo de pagamento, ou para registro de ponto eletrônico com recursos de reconhecimento facial e geolocalização, os softwares de RH já estão na maioria das instituições – e a tendência é que essa tecnologia avance cada vez mais. O futuro das empresas é um RH conectado.

Paulo Oliveira, Gerente de Marketing da Apdata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.