A venda da operadora de TV a cabo TVA, do grupo Abril, para a espanhola Telefônica será discutida em audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quarta-feira (22/8). Foram convidados para debater o tema com os membros da CCT o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, e o conselheiro da agência Plínio de Aguiar Júnior.
A audiência será realizada atendendo a requerimento dos senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), presidente da CCT, e Marcelo Crivella (PRB-RJ). Os dois senadores propuseram o debate depois que o presidente do Senado, Renan Calheiros, denunciou, em discurso no plenário, que teria havido irregularidades na venda da TVA para a Telefônica, por cerca de R$ 900 milhões. De acordo com Renan, a operação seria contrária à legislação brasileira em vigor.
A revista Veja, do grupo Abril, vem publicando denúncias contra Calheiros. Durante o discurso que fez em plenário, no início do mês, o senador afirmou que a disposição dele em denunciar e combater o negócio entre a TVA e a Telefônica teria motivado a revista a disparar contra ele "denúncias mal costuradas, apressadas, inconsistentes, inverídicas". A Veja teria lançado, conforme acrescentou, uma ?campanha persecutória sem provas para desmoralizá-lo e também ao Senado?.
Com informações da Agência Senado.