Disposta a ganhar terreno no mercado corporativo, a RIM (Research In Motion) anunciou nesta quarta-feira, 20, que até o fim deste mês estará disponível no país, através das operadoras Claro, Vivo, Oi e TIM, o novo modelo do smartphone BlackBerry Bold, que é compatível com as redes 3G.
No fim da tarde, a Claro se antecipou à concorrência e divulgou a disponibilidade do modelo em setembro, ao preço R$ 1.349 no Plano Claro Estilo 300 + Módulo BlackBerry Pessoal.De acordo com a operadora, a procura por smartphones em suas lojas cresceu aproximadamente 100% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. "A Claro sempre oferece o que há de mais inovador no mercado de smartphones. O lançamento do BlackBerry Bold amplia o nosso portifólio e permite uma experiência única para nossos clientes, incluindo serviços de terceira geração", afirmou Erik Fernandes, diretor de marketing da Claro.
A Vivo também divulgou o início da noite que vai oferecer o BlackBerry Bold aos seus clientes, porém com uma novidade exclusiva: vídeos do novo DVD "Samba Meu", da cantora Maria Rita, com gravação ao vivo no Vivo Rio, já armazenados na memória de 8 GB do smartphone. De acordo com a empresa ele estará disponível nos pontos-de-venda da Vivo a partir de R$ 699 no plano Vivo Escolha 650,no próximo mês.
Rafles Frausino, diretor do segmento premium da Vivo, afirmou que "a primeira empresa a lançar um celular com músicas embarcadas na memória, a Vivo inova, mais uma vez, ao oferecer no novo BlackBerry conteúdos inéditos de um DVD antes dele chegar às lojas. "Quem sai ganhando com isso é o cliente, que tem acesso, em primeira mão, a videos ainda não lançados comercialmente em um aparelho top de linha multimídia."
De acordo com Moacyr Queirolo, gerente de relacionamento com operadoras da RIM, o foco desse novo modelo são os executivos, profissionais liberais e os chamados "earliers adopters". Acrescentou ainda que "já existem cerca de dez integradores locais desenvolvendo aplicações para o mercado corporativo". Apesar de não revelar números de mercado, disse que 40% dos 16 milhões de unidades vendidas pela RIM são para usuários finais e pequenas e médias empresas.
Segundo o executivo, a empresa está investindo no país e já conta com 16 funcionários locais, e que desde o ano passado está estudando a possibilidade de fabricar os aparelhos no Brasil. "Mais de 30% das vendas da RIM são fora da América do Norte", acrescentou.
A RIM tem operações em 140 países e parcerias com 375 operadoras, pelas quais são canalizadas suas vendas. Em 2005 esses números eram bem menores: atuação em 60 países e parceria com cem operadoras. "No ano fiscal encerrado em 1º de março passado, as vendas atingiram US$ 6,01 bilhões, crescimento de 98% em relação ao ano anterior, quando obteve receitas de US$ 3,04 bilhões. "Só no período de março a maio deste ano, correspondente ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2009, a RIM faturou US$ 2,3 bilhões", disse Queirolo.
Bold vem com GPS
O novo smartphone BlackBerry Bold é primeiro da família com a tecnologia tri-band HSDPA de terceira geração. Ele vem com teclado padrão qwerty completo, incorpora várias funções multimídia e vem também com tecnologia de posicionamento GPS e conexão Wi-Fi, além de e-mail, messenger e organizador pessoal. Seu processador 624 MHz mobile facilita a navegação e diminui o tempo de download de arquivos. O dispositivo também permite editar documentos Word, Excel e PowerPoint diretamente no aparelho.
O Bold tem 1GB de memória interna e slot de expansão para cartões MicroSC/SDHC, câmera de 2 megapixels, capacidade para gravação e reprodução de vídeo, flash incorporado e zoom digital de 5X que, quando combinada com a tela LCD de resolução 480 x 320, permite ver vídeos e fotos com definição e nitidez. O aparelho apresenta a nova aplicação BlackBerry Media Sync, que sincroniza as listas musicais do iTunes com o smartphone. O áudio pode ser reproduzido através dos alto-falantes duplos, com som estéreo, ou por meio de fones de ouvido conectados por fio ou por Bluetooth.