A Qualcomm fechou acordo para adquirir 15% das ações da Pantech, terceira fabricante de aparelhos celulares da Coréia do Sul. O negócio envolve a absorção, por parte da fabricante americana de chips para celulares, de débito com royalties da Pantech no valor de US$ 76,3 milhões, que não pagou a quantia à Qualcomm.
Conforme os termos do acordo, a Qualcomm deterá participação nas duas empresas controladas pela companhia, dividida em 12,17% na Pantech & Curitel Comunications, e 12,55% na Pantech. A soma das duas percentagens representa 15% das ações da Pantech.
Apesar da compra de participação, a Qualcomm não intervirá na gestão da Pantech, atuando simplesmente como investidora na fabricante.
A expectativa é que a transação seja concluída nos próximos meses. Com o negócio, a Pantech espera ampliar a sua participação no mercado sul-coreano de celulares, já que, segundo a empresa, o acordo também prevê auxilio da Qualcomm no que diz respeito a suporte de tecnologia e soluções.
A Pantech foi criada em 2000 e atua nos mercados do Japão e Coréia do Sul. Atualmente, ocupa o posto de terceira maior fabricante de celulares da Coréia, atrás apenas da Samsung e LG. Em novembro de 2005, a empresa estabeleceu operações no Brasil, com plano de fabricação local. No entanto, a companhia não conquistou o sucesso esperado e desistiu tanto da fabricação quanto das operações no Brasil. Com informações do site RethinkWireless.
- Negócio estratégico