A Apple decidiu fechar a plataforma de publicidade móvel Quattro Wireless, adquirida no início do ano passado, para torná-la exclusiva do iAd, sua ferramenta própria de anúncio on-line. Em comunicado no site da Quattro, a fabricante informa que até o dia 30 de setembro as tecnologias do serviço de publicidade serão usadas exclusivamente no desenvolvimento do iAd.
Segundo informações veiculadas na imprensa internacional, a decisão foi tomada porque o iAd não obteve o desempenho esperado, principalmente por conta de baixa adesão por parte dos anunciantes. Segundo rumores, a Apple tem direcionado seus esforços para controlar o aspecto criativo dos anúncios veiculados em seus aparelhos e isso, além de atrasar o andamento das campanhas publicitárias, afasta os anunciantes e faz com que o iAd seja uma operação de baixa rentabilidade.
De acordo com o texto do site, a Quattro não fará mais campanhas publicitárias novas e já entrou em contato com os clientes para acabar gradativamente com as que já estão sendo feitas. O comunicado informa, porém, que a decisão foi tomada para beneficiar os anunciantes, já que "o iAd é a melhor ferramenta de publicidade móvel do mundo".
- Inviável