Para garantir o controle de seus ativos e obter maior proatividade na gestão de TI, a área de infraestrutura da Funcesp (Fundação CESP) decidiu fazer um movimento de internalização de todos os processos, que antes eram gerenciados por uma equipe terceirizada.
A Fundação CESP administra um patrimônio de mais de R$ 20 bilhões, com um número de participantes superior a 120 mil pessoas em seus planos de previdência e saúde.
Em meados de 2011, Júlio Lapidus, gerente executivo de Tecnologia da Funcesp, trabalhou na análise de custo e benefício do processo de internalização da governança de TI e contratou Alberto Yamashita para executar esse projeto e atuar como gerente de Infraestrutura de TI da Fundação.
Yamashita explica que sua área precisava eleger uma ferramenta que substituísse os sistemas de gestão de ativos, incidentes, requisições, governança e monitoração oferecidos pelo antigo fornecedor. Para isso, contou com o apoio da Brasoftware, revendedor de software e parceiro da Microsoft, no processo de análise de produto e implementação.
“Optamos pela família System Center Microsoft 2012 pela excelente relação custo benefício apresentada. Poucas ferramentas no mercado nos garantem uma ampla visão de nossos ativos capaz de nos permitir uma reação antes mesmo que qualquer incidente ocorra”, diz Yamashita.
Alexandre Lopes, executivo de contas da Brasoftware, explica que a ferramenta envia um aviso quando algum sistema está no limite, possibilitando uma solução do possível problema, antes que ele possa acontecer. “Com esse novo recurso, a área prevê uma melhor automação de processos, gerenciamento de mudanças, maior controle de incidentes e requisições, gestão mais eficiente de ativos, melhor distribuição de aplicações, com o controle do que existe instalado no parque”, comenta Lopes.
Integração total das plataformas
De acordo com Yamashita, com essa adoção, a tendência é diminuir o número de chamados no service desk – atualmente a demanda está em torno de 520 chamados por mês – já que sua área terá a possibilidade de agir antes mesmo que o usuário possa ter um problema
Outra vantagem está na integração total das plataformas de monitoração, incidentes e gestão de ativos. Quando ocorrer qualquer problema de infraestrutura, por exemplo, será enviado um aviso na tela de gestão de incidentes.
Yamashita explica que foram criadas duas visões de gestão da infraestrutura: Serviços de negócio e Serviços técnicos. Esses painéis têm a função de apresentar o impacto imediato e o cumprimento do SLA nas duas visões, diante de qualquer incidente de infraestrutura.
“Acabamos de finalizar a implementação. Se considerarmos o aumento da qualidade já percebido em nosso serviço, podemos dizer que toda a mudança na área de TI já está valendo a pena. Estamos com o ambiente estável e mais gerenciado, com a fonte de informação para tomada de decisões mais assertiva do que no cenário anterior”, finaliza o gerente de Infraestrutura de TI da Funcesp.