O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a taxa de lares brasileiros com internet deverá atingir 50% este ano, contra 27% em 2010. A expectativa do ministro é que 70% das casas no país tenham acesso à rede mundial até o fim de 2014.
"Esta é a nossa missão, ou seja, disseminar e popularizar o uso de tecnologias da informação, como computadores, smartphones e tablets. Para isso, precisamos desenvolver este setor", disse o ministro, em reunião com associados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) para discutir temas relacionados com o setor.
De acordo com o IDV, o ministro se comprometeu a encontrar alternativas para que o varejo participe desta inclusão digital, uma vez que é o principal canal de distribuição de smartphones e tablets aos consumidores finais.
A entidade defende que o varejo brasileiro lida com grande volume de transações de dados, e que um barateamento no custo de todo este processo permitirá melhorar produtividade e reduzir preço final ao cliente.
Os associados do IDV também discutiram com o ministro novos meios de pagamento, melhora na eficiência dos serviços postais e cadastro positivo, entre outros temas.
"Precisamos revolucionar este mercado de pagamento via smartphones, e também estamos de mãos dadas para que haja uma redução nos juros, e que ela efetivamente chegue ao consumidor final", disse o presidente do IDV, Fernando de Castro, em comunicado.