Em um cenário de alta competição e em constante mudança, como é o mercado brasileiro de telefonia móvel, as ferramentas de análise ganham relevância para as áreas de negócios das operadoras. Por isso, a TIM aposta em uma solução de Business Intelligence 3.0. O projeto está baseado na plataforma analítica do SAS e foi implementado pelo Citel Group, que há cinco anos inaugurou uma fábrica de BI na companhia. Desde então, tornou-se responsável pelo suporte de todas as front-end de Business Intelligence, alcançando os segmentos de negócios da operadora.
Há dois anos, o SAS e o CitelGroup firmaram parceria para trabalharem em projetos conjuntos no Brasil. As empresas já tinham acordo semelhante na Itália. Assim, foram criadas oportunidades de implantação de novas aplicações na TIM, tendo como objetivo a automação de processos, redução do tempo de análises, padronização das informações e correção das regras de negócios. Hoje, as aplicações vão da geração de simples relatórios até a gestão interativa de campanhas de marketing, provisionamento e mining.
Em tempos de BI 3.0, a TIM está substituindo os antigos relatórios estáticos – sob a forma de páginas de dados tabulados -, por soluções mais inovadoras e interativas. “No passado, durante a fase conhecida por BI 1.0, os diversos projetos de construção do datawarehouse corporativo visavam o desenvolvimento de soluções acessíveis apenas aos níveis gerenciais e ou departamentais para as tomadas de decisão, restritas a uma seleta camada de profissionais cuja especialização era rara no mercado”, revela Luigi Longarini, Diretor de TI da TIM Brasil. “Aos poucos, as diversas áreas de negócio da TIM foram percebendo o grande poder do conhecimento armazenado no datawarehouse e naturalmente exigiram que as soluções atingissem desde a camada estratégica até os profissionais responsáveis pela operacionalização e acompanhamento dos produtos. Assim, veio o desafio de manter a performance para tratar esse imenso volume de dados e a capacidade analítica das soluções para darem respostas no time to market, exigido pelo mercado de telecomunicações”, completa o executivo.
Os principais benefícios da plataforma são:
• Melhoria na capacidade de gerenciar e organizar os dados em tempo real – com a integração da SAS ao Banco de Dados Teradata, as diferentes áreas de negócio tem possibilidade de analisar novas informações e as compararem dinamicamente com os dados históricos, frente ao grande volume de dados armazenados. Assim, não há mais necessidade de pré-definir como os dados são gerenciados, com os usuários tendo mais autonomia para construir suas próprias análises.
• Disseminação e usabilidade das ferramentas de BI – é essencial o acesso de todos os usuários de negócios dos mais diferentes níveis às soluções de BI para permitir o crescimento da inteligência social da empresa. Com isso, as áreas de vendas, marketing e operações devem usar o BI de forma colaborativa para estimular novas ideias e atingir objetivos comuns entre as áreas. Recentemente, o Citel Group implementou a solução SAS Mobile para a diretoria da TIM ter acesso aos principais KPIs de negócio da companhia.
• Inteligência Artificial ou Intelligent BI – fornece as informações adequadas aos usuários e com insights relevantes para seu trabalho, porque não é necessário pré-definir os dados desejados. Os usuários, porém, podem visualizar tendências, previsões e simulações de cenários para entenderem aspectos que influenciam seus negócios e criar soluções e produtos diferenciados.
• Social BI – esse será o próximo passo que a TIM dará para integrar-se ao mundo Web 2.0, voltando à inteligência de suas soluções para ter capacidade de análise dos relacionamentos sociais de seus clientes. A partir da experiência do Citel Group na implementação de soluções analíticas de Social Network da SAS, a TIM poderá obter uma maior assertividade nas ações de fidelização e reduzir cada vez mais o custo de retenção dos seus clientes. Poderá, ainda, melhorar a sua imagem, estimulando as conexões entre usuários. Com o SAS Marketing Automation, atualmente a TIM consegue criar ações de marketing direcionadas a determinado público-alvo para maximizar o retorno de suas campanhas promocionais.