Apenas 3% das vulnerabilidades representam risco significativo à segurança cibernética, diz Tenable

0

A Tenable lançou o relatório "The Critical Few: How to Expose and Close the Threats that Matter" que identifica os principais pontos de exposição dentro das organizações e mostra como mitigar potenciais ameaças cibernéticas que podem colocar em risco as operações dos negócios.

Nas últimas duas décadas, a Tenable coletou e analisou aproximadamente 50 trilhões de pontos de dados relacionados a mais de 240 mil vulnerabilidades. A partir desse extenso banco de dados, a empresa desenvolveu uma metodologia que aponta que desse total apenas 3% frequentemente resultam em riscos de exposição significativos.

Com equipes de segurança cibernética sobrecarregadas por grandes quantidades de dados fragmentados de inteligência sobre ameaças e vulnerabilidades, a Tenable realizou este estudo para ajudar essas equipes a mudarem para uma estratégia de defesa proativa, com foco na eliminação das ameaças mais perigosas.

O estudo calculou o modelo Vulnerability Priority Rating (VPR), que a Tenable desenvolveu para refletir o cenário de ameaças atual. Os valores de VPR variam de 0,1 a 10, com valores mais altos indicando uma maior probabilidade de exploração. Conforme tabela abaixo.

Categoria VPR Alcance VPR
Crítico 9,0 a 10
Alto 7,0 a 8,9
Médio 4,0 a 6,9
Baixo 0,1 a 3,9

Vulnerabilidades com VPR acima de 9,0 provavelmente serão exploradas se expostas, tornando-as alvos de alta prioridade. Em contraste, aquelas com VPRs entre 7,0 e 8,9 apresentam um risco moderado, enquanto categorias média e baixa (0,1 a 6,9) têm menos probabilidade de serem exploradas.

Data Crítico Alto Médio Baixo % Alta & Crítica
02/06/2024 853,00 6.627,00 94.170,00 138.272,00 3,10%

Por exemplo, em 2 de junho de 2024, o estudo analisou quase 240 mil vulnerabilidades e descobriu que apenas 3,1% delas — menos de 7.500 — foram classificadas como Críticas ou Altas.

"Sem um contexto, cada vulnerabilidade, patch e atualização se torna uma prioridade, tornando quase impossível manter todos os sistemas atualizados." disse Arthur Capella, Country Manager, Tenable Brasil. "É essencial implementar o gerenciamento de exposição para priorizar o que realmente representa um risco para o negócio de forma clara. Todos os stakeholders devem entender esses riscos e se concentrar em prevenir ativamente aqueles que podem levar à exploração," acrescentou.

O relatório completo, "The Critical Few: How to Expose and Close the Threats that Matter", está disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.